Cuidar de quem está morrendo é doloroso, para quem morre e também para quem cuida.
Mas como aliviar o sofrimento e trazer paz e conforto para a morte?
Quanto sofrimento há dentro daquele que está morrendo? Existe algo que possa ser feito? Será que vai ficar tudo bem? Nessa primeira fase, a fase da Ignorância, não sabemos as perguntas a serem feitas, tampouco as respostas.
Não é mais possível ignorar. A dor e a confusão se fizeram presentes. Noites sem dormir, medicamentos não tomados, resmungos, sujeira, tudo está um caos. E você, como não foi preparada para isso, está totalmente perdida.
Quais as possíveis estratégias para trazer paz e conforto para quem está morrendo? O que podemos fazer para aliviar esse sofrimento? E como aliviamos a nossa própria angústia nesse momento? É com essas respostas que você e quem está morrendo encontrarão paz na morte.
Médica geriatra e paliativista. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. CEO da empresa de suporte de reabilitação e cuidados paliativos domiciliares – A Casa Humana, em São Paulo. Escritora, autora do livro “A Morte é um dia que vale a pena viver” (Ed Leya em 2016, 2a edição 2019, pela Sextante), lançado em Portugal e México, com programação breve na Itália, Coreia, Japão e China. E o mais recente. “Histórias Lindas de Morrer” (março 2020, Ed. Sextante) e em Portugal (Ed. Leya – setembro/2020).
© 2024 Todos os direitos reservados Desenvolvido por Ponto B
A transformação obtida na vida de cada um, a partir do conhecimento obtido no Workshop, vai variar de acordo com a dedicação de cada aluno em colocar o aprendizado em prática.