A perda de alguém que amamos traz uma série de sentimentos difíceis de lidar. A tristeza, a saudade, o vazio, a culpa. O objetivo dessa aula é fazer com que você entenda porque está sentindo tanta dor, pois essa compreensão é o primeiro passo para um luto saudável.
Existem vários tipos de luto. Perder um pai ou uma mãe é diferente de perder um filho, que é diferente de perder um irmão ou amigo. Além disso, cada luto é único e cada pessoa vivencia essa jornada de uma forma, em seu tempo, sem regra definida. Nessa aula vamos falar sobre a individualidade do processo de luto e como lidar com isso.
O luto pode ser eterno, mas a sua dor não precisa ser. Para viver um luto saudável e deixar que a tristeza dê lugar às boas memórias, é preciso entender e viver algumas práticas. Nessa aula, vamos aprofundar sobre as possíveis estratégias para atravessar a dor do luto.
Sou Ana Claudia Quintana Arantes, médica, escritora, professora e palestrante em temas sobre envelhecimento e morte – e a vida que preenche o espaço desses momentos humanos.
Sou formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fiz pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford.
Ajudei a fundar a Casa do Cuidar, organizando e ministrando aulas nos cursos de formação multiprofissionais. Desde 2019, tenho honrado o cargo de presidente da instituição. No atendimento aos pacientes, atuo em consultório e também na Casa Humana, onde coordeno a atenção domiciliar em cuidados paliativos para pessoas portadoras de doença crônica ameaçadora da vida.
Participei do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lancei um livro pela Editora Sextante com o mesmo título, que tem sido meu guia para outras prosas e poesias, como Histórias lindas de morrer, Pra toda a vida valer a pena viver, Linhas Pares e Mundo Dentro.
Aqui, com a ACQA, busco reunir tudo isso para despertar a consciência sobre a finitude da vida para que todas as pessoas tenham direito a uma morte digna.
© 2024 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ponto B
Os resultados obtidos com a inscrição desse curso vão variar de acordo com as individualidades de cada aluno. Dessa forma, nenhum resultado pode ser garantido.