A comunicação é a base do cuidado. É trabalho do Paliativista conduzir uma comunicação eficiente, possibilitando ao paciente e sua família não só que recebam os cuidados mais adequados, mas também que se sintam seguros e confortáveis com o processo de tratamento com um todo.
Cuidados Paliativos consistem em trazer qualidade de vida para o paciente cuja doença ameaça a vida. Para permitir que o paciente tenha qualidade de vida, nossa primeira preocupação deve ser fazer o que estiver ao nosso alcance para gerenciar a dor e o sofrimento.
O Trabalho do Paliativista só acaba quando todas as funções vitais do paciente cessaram. E os últimos dias normalmente são os mais complicados. Neles, o paciente e sua família tendem a sentir com mais intensidade os impactos da dor, física ou psicológica. E o Paliativista deve estar especialmente preparado para esses dias.
Sou Ana Claudia Quintana Arantes, médica, escritora, professora e palestrante em temas sobre envelhecimento e o fim de vida – e a vida que preenche o espaço desses momentos humanos.
Sou formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fiz pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford.
Ajudei a fundar a Casa do Cuidar, organizando e ministrando aulas nos cursos de formação multiprofissionais. Desde 2019, tenho honrado o cargo de presidente da instituição. No atendimento aos pacientes, atuo em consultório e também na Casa Humana, onde coordeno a atenção domiciliar em cuidados paliativos para pessoas portadoras de doença crônica ameaçadora da vida.
Participei do TEDx FMUSP com a palestra “A m0rte é um dia que vale a pena viver” e lancei um livro pela Editora Sextante com o mesmo título, que tem sido meu guia para outras prosas e poesias, como Histórias lindas de m0rrer, Pra toda a vida valer a pena viver, Linhas Pares e Mundo Dentro.
Aqui, com a ACQA, busco reunir tudo isso para despertar a consciência sobre a finitude da vida para que todas as pessoas tenham direito a uma vida digna, até o fim.
© 2025 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ponto B
Os resultados obtidos com a inscrição desse curso vão variar de acordo com a dedicação do aluno. Gostaria de comunicar, por esse motivo nenhum resultado é garantido.